De 27 Jul 2021

4 atitudes que ajudam no tratamento da depressão

A depressão é um problema sério que atinge uma parcela grande da população, inclusive já existem até mesmo confirmações de que essa doença é o mal do século XXI.

Dentro desse cenário, as pessoas que sofrem de depressão encontram nos medicamentos e na terapia um progresso significativo, que visa oferecer uma melhor qualidade de vida para esses indivíduos.

No entanto, nem sempre esses cuidados são os suficientes – mesmo sendo extremamente importantes.

Isso porque, já é comum as pessoas com depressão terem quadros de recaídas, que, às vezes, surgem muito pior do que era antes.

Para a depressão ser curada completamente é preciso fazer o tratamento – ingerindo os remédios necessários - e tomando algumas medidas simples para o combate do problema.

Enumeramos abaixo 4 atitudes que ajudam no tratamento da depressão e, o melhor, elas são bem simples e eficazes.

undefined


1 – Consuma alimentos saudáveis


Você sabia que uma boa alimentação ajuda no tratamento da depressão?

Quando você consome alimentos saudáveis você estimula a produção de serotonina, que nada mais é que um neurotransmissor que auxilia na regularização do humor, do sono e até mesmo do apetite.

Os alimentos que promovem esses benefícios são a banana, peixes, abacate, castanha, nozes, dentre outros.

Se possível, consulte uma nutricionista que, com certeza, era irá lhe recomendar os alimentos mais adequados.

Vale ressaltar que existem algumas alimentos e bebidas que precisam ser evitados por quem sofre de depressão, pois eles atuam no sistema nervoso.

São eles o álcool, a cafeína, alimentos industriais, adoçante refinado, dentre outros. 

2 – Pratique atividade física

A depressão deixa o indivíduo desanimado, mas é importante lutar contra esse estado de espírito e praticar exercícios físicos.

Ao fazer atividades físicas o seu cérebro libera endorfinas e outras substâncias responsáveis pelo prazer e a sensação de bem-estar.

Os exercícios mais indicados para quem sofre de depressão são as caminhadas ou pedalas de bicicleta, já que são atividades mais básicas e fáceis.

Essa atitude de praticar exercícios físicos – alinhada as sessões com o psicólogo – lhe ajudam a combater a depressão.



2 – Aprenda a lidar com as preocupações


Ao se prender nas preocupações excessivas e irrealista você será tomado por diversos pensamentos destrutivos, que não fazem nada bem para o seu interior.

Lembre-se que as preocupações são algo normal na vida de qualquer pessoa e é preciso aprender a lidar com elas.

Para conseguir se tornar mais otimista você precisa aprender a desapegar dessas preocupações demasiadas.

Sabendo disso, direcione a sua energia para coisas realmente relevantes e que merecem mais atenção, como aperfeiçoar as suas qualidades para atingir os seus objetivos de vida.

undefined

3 – Mantenha os seus amigos próximos

Manter os seus amigos próximos é uma das atitudes que ajudam no tratamento da depressão.

Mesmo que a tendência seja de querer ficar sozinho, é importante se cercar de pessoas que lhe querem bem e que aceitam quem você é.

Esse ambiente de pessoas boas é mais propicio a lhe ajudar na cura, já que normalmente os amigos tendem a ser engraçados e divertidos.

Assim, você irá dar boas risadas e relaxar, oferecendo ao seu corpo uma sensação de bem-estar, o que combate diretamente a tristeza causada pela depressão.


3 – Desenvolva Inteligência Emocional

Quem possui Inteligência Emocional consegue contornar os sintomas da depressão e os vícios emocionais.

Contudo, é muito difícil desenvolver essa habilidade sozinho, não é à toa que apenas 5% da população tem esse domínio e, por isso, usufruem da saúde física e mental.

A boa notícia é que é possível dominar essa habilidade com o curso Seminário de Inteligência Emocional Poder Sem Limites. 

Através dele você irá conseguir fortalecer o seu estado emocional, aprendendo a superar os medos e limitações que lhe impedem de ter o controle da sua vida.


Por Marcelo Lyouman