De 27 Jul 2021

Aprenda a aumentar autoestima da sua equipe

Aumentar a autoestima da sua equipe é importante para a melhor produtividade dos seus funcionários e, por consequência, a expansão do seu negócio ou até mesmo para a manutenção do seu cargo como líder e gestor.

Apesar de ser importante, conseguir aumentar a autoestima da sua equipe não é uma tarefa fácil e requer bastante trabalho dos supervisores.

Além disso, é importante que essa autoestima não seja confundida apenas com bom retorno financeiro para os seus colaboradores. Isso porque, as pessoas se sentem felizes e até mesmo motivadas pelas mais diferentes razões.

Bem, também não vale a pena punir os funcionários pelos resultados que não estão indo bem, pois essa não é a solução correta para aumentar a autoestima deles.

Diante disso, qual a melhor saída para amentar a autoestima da sua equipe? Para encontrar essa resposta, veja algumas das nossas dicas abaixo.

undefined


Crie empatia


Há líderes que são ótimos na cobrança de tarefas. Contudo, quando o assunto é colocar suas obrigações em ordem, muitos deles acabam pecando demais.

Então, qual a mensagem que vai ficar para a sua equipe? Você acha que ela seria incentivadora ou positiva para os seus colaboradores?

Lembre-se que as regras existem para todos, e cabe a você mostrar que elas devem ser cumpridas. 

Garanta na prática que os horários sejam cumpridos e que as atividades sejam realizadas dentro do prazo.
Já que essa é uma ótima maneira de aumentar a autoestima da sua equipe, além de lhe tornar mais próximo dos outros profissionais.

Essa é uma forma de criar empatia — pois os colaboradores vão se identificar com o gestor — e eleva a certeza de que todos estão juntos, assumindo juntos o desafio de fazer a empresa progredir.



Desenvolva metas claras

Uma das principais razões que levam a baixa autoestima da sua equipe é o problema com as metas. Para afastar então essa possibilidade, o ideal é que você desenvolva metas objetivas e que sejam executáveis, ou seja, que possam ser conquistadas pela sua equipe.

Vamos supor que sua equipe consiga entregar 3 projetos por mês. Nesse contexto, o objetivo ideal para os 30 dias seguintes é de 4 projetos, certo?

Caso o grupo conclua essa meta, basta aumentá-la de maneira gradativa.

Dessa maneira, os profissionais ganham mais confiança para se responsabilizar por atividades complexas no futuro e desenvolvem assim a autoestima.

Pratique o reconhecimento

Alguns líderes que trabalham em cargos de liderança têm o hábito – péssimo - de ignorar o valor da equipe.
Isso porque, ao atingir um objetivo o grupo não fez mais do que sua obrigação, não é mesmo? Porém, nem sempre. 

Por exemplo: você está passando por um mês corrido, com mais demandas do que o costume. Para conseguir dar conta de tudo, a equipe terá de fazer horas extras. Os profissionais têm que concordar com isso? Não mesmo.
O que farão com que eles aceitem fazer essas horas extras é saber que – de alguma forma – eles serão recompensados.

Essas recompensas nem sempre precisam ser dinheiro, pode ser uma folga durante a semana, por exemplo.
Logo, fica evidente a importância de você praticar o reconhecimento como forma de aumentar a autoestima da sua equipe.

Desenvolva a Inteligência Emocional


É importante que você desenvolva a Inteligência Emocional para conseguir estimular e promover o crescimento da autoestima da sua equipe.

Em razão disso, conheça o Seminário de Inteligência Emocional Poder Sem Limites e aprenda a dominar essa técnica tão importante.

Com ela você conseguirá se tornar um chefe muito mais assertivo, motivador e a sua equipe passará a produzir mais e com qualidade. 



Por Marcelo Lyouman